Um sonho chamado tênis de mesa

Liliam Mara IMG_0545Há pouco mais de 20 anos projetei um sonho aparentemente impossível no distrito de Pedro do Rio, município de Petrópolis. Na ocasião com 17 anos e ainda iniciando minha trajetória como atleta no tênis de mesa, me vi obrigado a testar realmente o desejo em ingressar na modalidade, pois o distrito de Pedro do Rio, até então, era uma localidade sem nenhum trabalho em nenhuma modalidade esportiva. Passados mais de duas décadas, com todas as conquistas e obstáculos superados, olho para trás e vejo como o esporte pode realmente mudar a vida das pessoas.

Tudo começou devido ao fato de não ter parceiros para treinar, então decidi ajudar alguns jovens aprenderem a jogar tênis de mesa. A medida que o tempo foi passando e conseguia fazer os jovens aprenderem um pouco mais sobre aquela modalidade, me apaixonava a ensinar, então aprendi que fazer um campeão não é apenas ensinar os fundamentos do esporte, afinal bater na bola é o mais fácil.  Fazer um campeão é muito mais do que isso, pois as maiores vitórias acontecem antes de qualquer campeonato, fora do jogo.

Antes de tudo precisamos ensinar estes jovens disciplina, respeito, caráter, ética, educação, sonhar e lutar por seus sonhos. Estes sim são os maiores títulos que um atleta pode conquistar. A partir de então, qualquer vitória no jogo, é apenas um bônus.

Liliam Mara IMG_0620Confesso que é emocionante ver atletas de outras cidades terem desejo em vestir a nossa camisa, perceber que o nosso sonho ultrapassou as fronteiras da nossa cidade e hoje é reconhecido por todo Brasil. No início tudo parecia ser apenas um sonho distante de um jovem idealista, mas passados mais de 20 anos, hoje olho para trás e vejo quantas dificuldades tivemos ao longo desse caminho, vejo quantas pessoas acreditaram nesse sonho, as conquistas ao longo desses anos, as pessoas que nunca teriam oportunidade de sair do seu bairro, mas graças ao tênis de mesa viajaram por cidades, estados e hoje são pessoas de bem. Fazer parte da vida dessas pessoas é a maior motivação para continuarmos a trabalhar todos os dias com o mesmo amor.

Acredito que todos nós somos um exemplo para provar que um sonho vivido por uma única pessoa é apenas um sonho, mas um sonho vivido por mais de uma pessoa se torna um projeto real.

Ao lembrar desta jornada sinto que apenas tive a honra de iniciar este sonho e escrever uma linha nessa história, pois a história do nosso tênis de mesa é contada por cada um que aqui passou e escreveu sua linha, e hoje, somadas todas estas linhas temos a vitoriosa história do nosso tênis de mesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *